Foto: Registro de Batismo de José Ignácio Nogueira
José Ignácio casou-se no civil com Maria Antônia Geracina no dia 18 de dezembro de 1899 em Itaporanga, São Paulo e no religioso no dia 01 de janeiro de 1900 na paróquia da mesma cidade. Neste dia houveram vários casamentos, nesta localidade, parece que todos quiseram aproveitar a mudança dos anos 1800 para os 1900. Maria Antônia Geracina é filha de Joaquim Antônio de Oliveira e Maria Victória Geracina (Sandoval).
José e Maria tiveram 9 filhos:
1. Maria, nascida e falecida em 1902, na cidade de Itaporanga, São Paulo.
2. Joaquim Nogueira nasceu em 19/dez/1904 em Itaporanga, São Paulo e faleceu em 10/abril/1984 em Congonhinhas, Paraná.
Joaquim Nogueira, casou em 1926 com Francisca Ribeiro de Mello, em Tomazina, Paraná e tiveram os seguintes filhos:
2a. Jorge Nogueira
2b. Ciro Nogueira
2c. Jaime Nogueira
2d. Gerson Nogueira
2e. Hilda Nogueira
2f. Jonas Nogueira
2g. João Nogueira
2h. Noel Nogueira
2i. Áureo Nogueira
2j. Áurea Nogueira
3. Agenor Nogueira nasceu em 25/nov/1907 em Itaporanga, SP, casou por volta de 1932 em São Paulo-SP, com Helena Nogueira (Nascido por volta de 1910), faleceu em 1943 em Curiúva-PR, sem deixar filhos.
4. Wanderico Nogueira nasceu em 29/jun/1909 em Itaporanga, SP, e faleceu em 21 de junho de 1971 em Curitiba, PR. Casou com Antônia Maria Batista Ribeiro com que teve cinco filhos.
3a. Maria Madalena Nogueira
3b. Irene Nogueira
3c. João Batista Nogueira
3d. Laura Nogueira
3e. Áurea Nogueira
Wanderico ficou viúvo em 1963 e casou novamente com Lucrécia Soares em 1966, com quem teve dois filhos. Wanderley Nogueira que viveu apenas 5 meses e Marlene Nogueira.
4. João Nogueira nascido em 03/jun/1911 em Itaporanga, SP, casou em primeiras núpcias com Maria do Carmo dos Santos e tiveram apenas uma filha chamada Joana D'Arc.
De seu segundo casamento com Cecília Gonçalves dos Santos, teve três filhos. Linda, Margareth e João.
5. Luís Nogueira nascido em 1914, em Itaporanga, SP faleceu no mesmo dia que sua mãe.
6. Laura Nogueira nasceu em 17/abr/1915, também em Itaporanga, SP e faleceu em 24 de junho de 1940. Não se casou e não deixou filhos.
7. Pedro Nogueira, nascido em 30/abr/1917, Itaporanga, SP, casou com Florisa com quem teve três filhos Luis, Letícia e Pedro.
8. Jorge Nogueira nascido em 06/maio/1919, Itaporanga, SP, falecido em 03 de julho de 1919.
9. Natimorto do sexo feminino criança que foi chamada de "Benedita" em 26/jun/1923.
O motivo de citar este bebê natimorto é contar que devido a este parto, Maria Antônia adoeceu e faleceu, quase um mês depois, no dia 18 de julho de 1923, em Itaporanga. Mas, há ainda, outra história envolvendo seu falecimento. Sempre contavam que em seu leito de morte e sentindo já suas forças esvaírem-se Maria disse que morreria, mas levaria seu filho Luís Nogueira com ela. Ora, o menino Luís estava com 9 anos e brincava no quintal, após seu falecimento foram procurar o menino e este também havia morrido. Depois que se encontrou os registros de óbito de ambos, esta história ficou comprovada. De fato, Luís faleceu no mesmo dia que a mãe.
FOTO: Joaquim
Ignácio Nogueira (cabelos e barba brancos, sentado ao centro).
Em pé, da
esquerda para direita as netas Irene Nogueira, a pequena Letícia, o neto Ciro (filho de Joaquim Nogueira),
Pedro Nogueira (com a mão sobre o ombro da esposa Floriza), Joaquim Nogueira, os netos Áureo, João , Jaime, Wanderico Nogueira.
Sentados Floriza,
(esposa de Pedro) Francisca (primeira esposa de Joaquim com o bebê Noel no colo), Joaquim
Ignácio Nogueira, Laudelino e sua esposa Margarida (pai e madrasta de Florisa),
Antônia Maria (esposa de Wanderico em pé atrás), e a neta Áurea.
No chão
sentados os netos Jonas, Hilda, Áurea, Gerson , Laura e João . ( Ibaiti,1948)
José Ignácio resolveu então retornar a sua terra natal. Pegou duas mulas, ajuntou seus poucos pertences e acomodou juntamente com os filhos pequenos em cestos colocados sobre o lombo dos animais e seguiu viagem para São José da Boa Vista, Paraná. Acredito que o motivo da mudança seria principalmente a busca pelo apoio da família na criação dos filhos menores, uma vez que ele e os maiores precisavam prover o sustento da família. José Ignácio nunca mais se casou.
Depois que veio morar no Paraná, José Ignácio começou a trabalhar na abertura das estradas do "Norte Pioneiro" do estado. Na época da foto abaixo ele era o administrador de obras. Interessante notar que era conhecido como 'José Mariano'.
FOTO: José Ignácio Nogueira (José Mariano) o terceiro da direita para a esquerda em construção de estrada em Tomazina, Paraná em 1928.
FOTO: Verso da foto acima: “Início da campanha da construção da Estrada Thomazina a (...). Administrador José Mariano - O Prefeito Otávio A.(Alencar) de Lima”. Na época prefeito e Tomazina, em 5 de maio 1928.
José Ignácio tinha olhos azuis e cabelos louros, seus netos contam que ele era extremamente caprichoso, tanto com a aparência pessoal como com sua casa. Dizem que apesar de morar sozinho sua casa era muito limpa e organizada. As prateleiras tinham toalhinhas e sobre elas eram colocadas suas latas de mantimentos, tudo próximo ao fogão de lenha. Sua casa era simples, de madeira e o chão de tábuas largas.
Foto: José Ignácio Nogueira com 79 anos - (1954)
Os netos queriam saber a aparência da avó que falecera muito antes de nascerem. O avô José Mariano dizia: "Olhem para a Hilda e saberão como era sua avó".
|
minha família NOGUEIRA, sendo que meus avós são primos de 1º grau
ResponderExcluir1. Jose Batista Garcia - "Avô", Sr. (#15) nasceu em Jun. 30, 1919 em Itaporanga/sP e morreu em Jun. 6, 1996 em Itapetininga/SP. Ele casou com Ana Nogueira Garcia - "Avó" Ana Alves Nogueira de Toledo (#16) em Abr. 20,1939 em Itaporanga. Ana Nogueira Garcia - "Avó", filha de Rodolfo Alves Nogueira de Toledo - Bisavô (#17) e Maria Delfina Nogueira Maria Delfina Nogueira - Bisavó (#18), nasceu em Jan. 19, 1919 em Itaporanga/SP e morreu em Mar. 21, 2000 em Hospital Regional Itap..
Obrigada Valdeiza pela sua participação. Sua família deve ser de um outro ramo. Porque, infelizmente não tenho nenhum destes nomes em nossa árvore. Vc sabe me dizer se vieram de Minas Gerais? Talvez lá atrás os antepassados sejam comuns. Sugiro inscrever-se no site Family Search, é gratuito e vc pode fazer muitas pesquisas de sua árvore genealógica lá.
ResponderExcluirSefora, agradeço pela resposta e também pela dica, vou pesquisar por lá e ver com a família se vieram de Minas Gerais. Obrigada pela atenção.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla Sefora, lindo seu trabalho. Tenho Pesquisado meus ancetrais que tambem sao do Sul de Minas: Jose Pessoa e Catarina de Moraes, de Boa Esperança. Manuel Botelho de Godoi e Maria do Carmo Lima, de Santana do Sapucai. João Pedro Dias e Virginia Rosa Dias de Cabo Verde. Em algum momento vc viu esses nomes?
ResponderExcluirAnelise, lamento informar que na região em que pesquisei, infelizmente não encontrei estes nomes. Vc tem usado qual meio para pesquisa?
ResponderExcluir